ESTÁGIO SUPERVISIONADO


O que é o galardão bíblico

Posted in Uncategorized por carnondantas em outubro 1, 2008

Nosso colega Alberto Neco nos deixou uma boa discussão na última aula. Vamos escrever o que significa para cada um o que é o galardão bíblico? Seriam bençãos melhores que as dos outros? Pedrinhas na minha coroa? Uma morada melhor? Vamos a discussão!! Boas reflexões. Pr. Jefferson

15 Respostas to 'O que é o galardão bíblico'

Subscribe to comments with RSS ou TrackBack to 'O que é o galardão bíblico'.

  1. Wellington Rodrigues said,

    Wellington Rodrigues
    Galardão e um presente de Deus para seus servos que procura fazer a sua vontade.
    E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra (Ap. 22:12).
    Ele é chamado de o galardão da graça porque, embora, de fato, um crente seja recompensado por suas obras, essa recompensa é pela graça somente.
    O galardão que recebemos também nos é dado pela graça. Esse é o motivo de ser chamado “o galardão da graça.” É, nas palavras da nossa confissão, “por Sua graça que Ele coroa Seus próprios dons”.
    Cada um recebe um galardão inteiramente justo, ajustado e apropriado para ele ou ela.
    Que seja estabelecido que as nossas obras são de fato recompensadas. A Escritura ensina isso em mais de um lugar ( Mt. 5:12; 6:4, 6, 18; 10:41; 16:27; Lucas 6:23, 35; I Co. 3:8; II Co. 5:10; Hb. 11:6). Um incentivo a praticar boas obras enquanto estamos aqui na Terra é o galardão que receberemos na glória.

  2. Gisele Mota said,

    Aquele que trabalha na obra de Cristo, caso o seu trabalho permaneça, receberá o seu galardão (1 Coríntios 3.8 14). Do mesmo modo, aquele que faz o mal será recompensado também, só que de acordo com o mal que praticou (2 Samuel 3.39).
    Para o meu entendimento, galardão significa algo que o ser humano recebe quando ele cumpriu uma tarefa até o fim, assim diz o vec. a cima se permanecerdes, então é preciso perseverar naquilo que se quer alcançar e segundo suas atitudes, ou seja o que se plantar isso colherá.
    É importante que se deixe bem claro que o galardão ou a recompensa nada tem a ver com a Salvação, que é recebida por fé no Senhor Jesus e graças à Sua obra consumada na Cruz. Nada podemos fazer, de nós mesmos, para recebermos a salvação ou para nos mantermos de posse dela. Trata se de um dom de Deus.
    Mario Persona

  3. Carlos Alberto said,

    Galardão

    Inicio este texto referindo-me da importância e da relevância deste tema que estamos discutindo.
    Assim sendo, iniciamos a abordagem sobre este assunto, afirmando que o termo galardão vem da palavra grega “misthós” (aprendido das nossas saudosas aulas de grego Pr Jeferson) que significa recompensa, salário, preço, lucro, etc. Então podemos depreender através dos significados desta palavra que o galardão é algo que depende da nossa condição, dedicação, esforço, ou seja, é concedido mediante a uma reciprocidade do ato de dar e receber. Sl 109:20 diz “Seja este, da parte do Senhor, o GALARDÃO dos meus adversários, e dos que falam mal contra mim”.
    O galardão é dado a cada um segundo as suas obras como é expresso em Ap 22:12 “E eis que venho sem demora, e comigo está o GALARDÃO que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras”. E também em 1Co 3:8 “Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu GALARDÃO, segundo o seu trabalho”. Podemos ver claramente a quadro retributivo do galardão.
    Neste sentido já descartamos o risco de se confundir a equivalência entre salvação e galardão. Pois a salvação não depende de nós ou mesmo pelo que fazemos, mas exclusivamente por obra do nosso bom Deus, somos salvos pela graça, distintamente temos o galardão que significa recompensa; quem recompensa alguém, é pelo fato de ter recebido algo do mesmo.
    Porém eles têm algo em comum, o galardão referido em 1Co 3:8-15 é somente para aqueles que são salvos, libertos pelo sangue do Cordeiro, isso é claro no v.15 “se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo”. A questão da salvação ou não, deve-se nem mesmo ser discutida, pois é totalmente fora de cogitação. Paulo escreve este carta voltada para a igreja.
    Desta forma, temos diferentes configurações para o galardão, como é expresso em Mateus 10:41 “Quem recebe um profeta, no caráter de profeta, RECEBERÁ O GALARDÃO DE PROFETA; quem recebe um justo, no caráter de justo, RECEBERÁ O GALARDÃO DE JUSTO”. Dá uma idéia de diferentes prêmios que serão concedidos aos salvos em Cristo Jesus.
    É o que aprecia 1Co 3:12-14 “E, se alguém sobre este fundamento levanta um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, a obra de cada um se manifestará; pois aquele dia a demonstrará, porque será revelada no fogo, e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se permanecer a obra que alguém sobre ele edificou, esse receberá galardão”.
    Observe que os fundamentos são diferentes (ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno e palha) e ainda mais o Dia a declarará por via do fogo qual foi a obra que permaneceu, Deus julgará as obras de sua igreja provando-os pelo fogo. Portanto, nós sabemos que quando exposto ao fogo, os elementos como o ouro, prata e pedras preciosas são resistentes ao calor, já a madeira, feno e palha são facilmente queimadas, outra coisas é a ordem de valor que são inseridos esses elementos, primeiro vem o ouro, que é mais valioso do que a prata, que é mais valiosa do que as pedras preciosas e assim sucessivamente, a madeira, feno e por fim a palha.
    Outro fator de extrema relevância nesta abordagem é a expressão “coroa” empregada nos textos bíblicos. Em Ap 3:11diz “Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém TOME A TUA COROA”. Aqui não se trata de salvação, pois primeiramente João dedica esta passagem a igreja de Filadélfia, o outro fato é que salvação na se perde, daí temos a compreensão de que se trata do galardão concedido aqueles que suportarem as tentações, de acordo com o contexto dos versos de 7 ao 13.
    Dessa maneira, o termo “coroa” tinha um significado muito grande na antiguidade. Primeiro por conta da existência de reis, que eram coroados. Outro fato eram as competições, nas quais os vencedores ganhavam uma coroa de louros.
    Mas diante de tudo isso, não tenho condições de saber o que realmente será entregue como galardão aqueles que abençoaram o reino de Deus. Pois nós sabemos que tudo isso relativo ao galardão são exemplos ou tipificações do que Deus irá oferecer a todos aqueles que permanecerem fiéis na obra de Deus.
    Do seu irmão e amigo, Carlos Alberto

  4. Derenice said,

    Garladão é uma dadiva de Deus!no qual somente aqueles que é salvo em Cristo Jesus é que tem o privilégio de desfrutar do grande presente em que Deus nos tem reservado.
    Como por exemplo todas as coisas boas que eu colher é resultado das coisas boas que plantei!ou seja sou benção e DEUS mim abençoa! mais é preciso que isso aconteça com naturalidade e acima de tudo com FÉ E AMOR!
    Ora, sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam.” Hebreus 11:6!

  5. Valéria Aquino said,

    Galardão é uma recompensa, um prêmio, uma gratificação por algum serviço prestado e que os salvos receberão na glória porvir, de acordo com suas obras (2 Co 5.10). Não podemos negar que a Bíblia relata que existem os galardões. Também não podemos negar que receberão galardões todas as pessoas, ou receberam galardões considerados bons ou receberão galardões considerados ruins, sempre levando em conta suas atitudes. Mas primeiro temos que nos preocupar com a salvação e uma vez salvo, quem vai agir em nós e através de nós e o Próprio Senhor. Ele planta e rega! Ele dá inspiração, força e gera a atitude. Quem fará, se deixarmos, será o Senhor através de nós e receberemos galardões por ter deixado o Senhor agir através de nós, por desprendimento, por negação da própria vontade. Isso é fato!
    Podemos entender que existem várias categorias de galardões. A Bíblia os menciona em Mateus 10.41 através das expressões “galardão de profeta” e “galardão de justo” essa divisão em categorias. Entretanto ela não especifica quais são os galardões que pertencem a que categoria (I Co 15:58; Gl 6:9). Não haverá galardão apenas por ação, pois corremos o risco de fazer o que nós queremos e não o que o Senhor quer. Não é para realizarmos tudo o tempo todo! O Senhor tem tarefas específicas que quer usar para cada ser humano.


  6. O que significa galardão?
    O Novo Testamento fala, com freqüência, de galardões futuros reservados para o cristão. Trata se de recompensas ou prêmios, e estão disponíveis a todos. Um copo de água fria dado a um discípulo só pelo fato de este pertencer a Cristo será motivo de galardão (Marcos 9.41); e o Senhor avisou que voltará, e que com Ele estará o galardão para ser dado a cada um segundo as suas obras (Apocalipse 22.12). Aquele que trabalha na obra de Cristo, caso o seu trabalho permaneça, receberá o seu galardão (1 Coríntios 3.8 14). Do mesmo modo, aquele que faz o mal será recompensado também, só que de acordo com o mal que praticou (2 Samuel 3.39).
    Não é o galardão o nosso objetivo, mas cada um de nós deveria estar pronto a dizer que é o amor de Cristo que nos constrange a fazer algo por Ele (2 Coríntios 5.14). Mas Deus decidiu dar recompensas por causa de seu amor e graça tão abundantes, para que sirvam de encorajamento em meio aos perigos e dificuldade que enfrentamos no caminho. É importante que se deixe bem claro que o galardão ou a recompensa nada tem a ver com a Salvação, que é recebida por fé no Senhor Jesus e graças à Sua obra consumada na Cruz. Nada podemos fazer, de nós mesmos, para recebermos a salvação ou para nos mantermos de posse dela. Trata se de um dom de Deus. E quanto às nossas obras aqui, dentre as quais as que são segundo a vontade de Deus serão por Ele recompensadas, naquele dia entenderemos que nada fizemos de nós mesmos: foi Ele mesmo que fez tudo e só nos usou como instrumentos.

  7. Carlos-S.José dos Campos said,

    Gostaria de saber qual igreja que vcs. pertencem?
    Endereços no Vale do Paraíba, em São Paulo capital?

    Achei muito interessante os conteúdos, principalmente a apresentação em power point sobre os elementos da ceia do Senhor;

    Fraternalmente, em Cristo.

    Carlos


  8. O que e galardão

    Galardões e o futuros reservados para nós cristões. Trata se de recompensas ou prêmios,aqueles que segue os ensinamentos deixados por Cristo. galardão também é um tratamento especial que Deus dispensará a seus filhos preferidos quando os receber no seu reino. E esse premio de galardão iram receber somente aqueles que busca Deus verdadeiramente, e segue os ensinamento do nosso senhor Jesus Cristo.


  9. O Que Eu achei da prova
    Achei a prova muito boa, e fácil de responder, cada aula que e transmitida pelo pastor Jefferson,aprendemos muito e colocamos em nosso ministério educacional. E isso nos ajuda muito a crescermos a cada dia espiritualmente, em nosso ministério. Particularmente pra mim a prova foi excepcional pra mim, e creio que para todos os seminaristas.

  10. Carlos Alberto said,

    Pr. a minha expectativa é ter um ministério relevante aonde eu estiver, mas que esta relevência esteja evidenciada na constatação de edificação de vidas, mudança de caráter; são essas as minhas maiores motivações ministerias. Pr. sinceramente eu não sei o que me deixaria frustrado, pois eu tenho me preparado psicologicamente para qualquer tipo de questão ou problema, e isso não tem me dado espaço para surpresas desagradáveis. É uma espécie de vigilância programada 24 horas, e creio que isso levado aos extremos infelizmente gera malefícios, mas esse é o preço que tenho que pagar.
    Graça e Paz!!!!!!

  11. Pedro Filgueira said,

    O QUE É GALARDÃO?

    Segundo o dicionário Michaelis, galardão significa recompensa de um serviço importante, honra, glória e prêmio. O termo aparece pela primeira vez nas Escrituras em Gn. 15:1, Deus afirmando a Abrão que o seu galardão seria grande. O nosso galardão, segundo texto da revista enfoque, é nossa alegria e satisfação em relação ao que faremos para o Senhor neste mundo. Para Shedd, citado no mesmo texto, galardão seria a capacidade desenvolvida por cada pessoa aqui na terra, de gozar mais da presença de Deus no céu. Segundo ele, quanto mais a pessoa fosse apaixonada por Jesus, mais ela se alegraria no céu e se diferenciaria dos demais.

    Para Dusilek, também citado na mesma revista, galardão não pode significar que no céu existirá uma sociedade discriminatória como na terra, para ele, a linguagem que fala de galardão, procura levar os crentes a fazer um depósito para garantir a sua previdência na eternidade. Segundo Dusilek, o galardão maior do crente será contemplar o cordeiro assentado junto ao trono de Deus, e que não devemos ceder à tentação de quantificar esse galardão.

    Em Ap. 22:12 lemos: E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.

    Então, na palavra de Deus é ensino corrente que o galardão será em proporção Às obras. Esse é o entendimento da palavra em (Ap. 22:12), quando todos serão recompensados com base em suas obras. Todos receberão justa recompensa. Em Lc. 17:10 lemos: assim deve ser com vocês. Depois de fazerem tudo o que foi mandado, digam: “Somos empregados que não valem nada porque fizemos somente o nosso dever.” (NTLH), não queremos negar que Deus recompensa as boas obras; mas, por sua graça. Ele coroa seus próprios dons!
    O Pastor Ricardo Ribeiro do ministério apostólico atosdois, escrevendo sobre o assunto disse: ‘Aquele crente que foi salvo por ter aceitado a Cristo e permanece na fé, mas não trabalhou, não se esforçou, nada fez para o empreendimento da obra do Senhor, não terá recompensa, ou galardão. Segundo ele, o caráter do tribunal de Deus é galardoador, porém, sua base são nossas obras ou serviços prestados para Deus aqui na terra.

    Lemos em Ef. 2: 20-23. Assim, cada um em seu lugar, de acordo com o galardão da graça, exibe em sua própria forma e em conexão com todos os eleitos a glória de deus que salva a igreja inteira e edifica o seu próprio templo. Concluímos, portanto, que tudo é para a glória de Deus e louvor de Sua graça. Amém.

  12. Gisele Mota said,

    Quais as suas expectativas no ministério?

    Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus. Atos 20:24

    Se me for dado por Deus à graça de cumprir a metade deste versículo, estarei feliz por que Ele conhece tudo que posso fazer. Tenho certeza que ainda preciso adquirir muito conhecimento, para que a obra missionária esteja a cada dia se tornando meu estilo de vida, espero crescer em tudo conhecimento que tenho para receber por parte desta disciplina e das demais, assim também como gostaria de ajudar aos outros alunos a crescerem junto comigo.

    O que mais lhe frustraria no ministério?

    Acredito que seria viver na contra mão do propósito que Deus tem mostrado cada dia, ou falando de Jesus e não procurando viver esses ensinamentos. Não aprender a depender totalmente de Deus.

  13. Jociane said,

    Galardão pra mim e uma especie de benção não melhor do que as de outras pessoas mais sim de merecimento, e uma forma de recompesar alguém por algo de bom que ele fez.

  14. Ariel matias said,

    O diário dos escritores da liberdade.

    OH! que grandes problemas nos acompanham por longos séculos, a individualidade, pois gera grandes frustrações em todas as áreas da vida humana, más também grandes Homens e mulheres destinados às mudanças nos supriendem com os invertimetos de suas proprias vidas para favorecerem a outros, que no caso da professora foi ao extremos em favor daquela classe, perdendo o apoio da sua diretora, Marido a deixou, mais lutou em detrimento da sua ideologia.
    Assim também é no ministério, muitas vezes nos levantamos no Senhor(como têm que realmente ser) para fazer o que estar dentro da vontade de Cristo e não somos bem compreedidos por alguns, pois estão uma parte sem conhecimentos da grande vontade do Senhor, então encontramos resistência, porém devemos prosseguir para o nosso alvo do qual fomos chamados e lutarmos pelas verdadeiras ovelhas, arrebanhando para o aprisco do Senhor.
    A professora lutou praticamente só, sem apoio do esposo, o pai até um momento não entendia, sua superior decretou proibições concernentes aos livros, pois eles iriam destruir, rasgar etc, ela buscou no trabalho extra o suporte para lhes ajudar na compra de literatura, é claro ficou muito pior agora sem o apoio, mais prosseguiu, todos lhes viraram as costas neste momento, nesta altura do campeonato, o preço foi pago, e muito caro, poderia ser menos, mais não foi assim com a professoara, também não será, quase que nunca nos ministérios, porém Cristo é o cabeça da Igreja, pois com Ele seremos mais que vencedores, a obra é dEle e não falhará.

  15. GUTEMBERG said,

    EU ESTOU MUITO CONTENTE COM OS TEMAS GARLADAO EU SO NAO ENTEDI QUE TIPO DE OBRAS QUE PODEMOS FAZER PARA NOS GANHAR A RECOMPENSA DO SENHOR JESUS CRISTO MAS MEDAR UM EXEMPLO DE OBRAS


Deixe um comentário