ESTÁGIO SUPERVISIONADO


FIDELIDADE DENOMINACIONAL

Posted in Aulas por carnondantas em novembro 5, 2008

Fiel é aquele que guarda fidelidade, que cumpre aquilo a que se obriga, que tem afeição constante, exata e pontual.  Fidelidade é aquele sentimento seguro que temos em relação ao alguém ou alguma coisa. Quando se fala em fidelidade denominacional o que você percebe no que acontece hoje e o que poderia ser melhor ou mudar? Quais fatores tem influenciado a falta deamor pela denominação, seus princípios e doutrinas?logo_batistas

11 Respostas to 'FIDELIDADE DENOMINACIONAL'

Subscribe to comments with RSS ou TrackBack to 'FIDELIDADE DENOMINACIONAL'.

  1. Carlos Alberto said,

    Fidelidade Denominacional

    O que desejo relatar neste momento não são frases carregadas da preocupação em expor uma exegese formidável, ou mesmo da busca em fazer um tratado teológico, de pensamentos imbuídos de pura racionalidade ou egocentrismos.
    Quero me abrir, mesmo com o risco de ser mal compreendido ou questionado.
    O apóstolo Paulo na sua carta aos romanos no capítulo 7 nos famosos versículos de 14 ao 25, expõe inspirado pelo Espírito Santo a fragilidade que todo cristão enfrenta no seu dia-a-dia, na sua caminha espiritual. Há uma batalha travada e constante dentro de cada um de nós, “Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo. Então, ao querer fazer o bem, encontro a lei que o mal reside em mim”.
    Neste sentido, por mais que demonstremos aos outros um bom caráter, um testemunho admirável e uma vida reta diante dos homens. Dentro de nós habita uma lei que nos impulsiona a fazer o mal, temos o conhecimento claro de partes tenebrosas que acompanham nossas vidas e que infelizmente refletem nas atitudes, partes de nós que se perguntam: “como posso me sujeitar a fazer tal coisa Senhor? Sou um homem de Deus, como posso… (silêncio misturado com lágrimas)?
    Desta forma, o nosso lado carnal e humano, se vislumbra com o “sucesso” ministerial, a ilusão de multidões esperarem ansiosas, o ressoar de certos nomes para se dirigir ao púlpito; o prazer egocêntrico de estar no centro da atenção; o gozo de mandar e desmandar a torto e a direito na igreja do Senhor; a patologia frenética do status, no qual se comenta do poder que flui de você, da sua autoridade “espiritual”, do homem com um patamar acima dos demais mortais.
    Observe com honestidade e sinceridade introspectiva, meu caro líder. Será se estes vagos pensamentos nunca passaram por sua cabeça? O afã do ícone nunca acometeu o seu coração?
    Honestamente, creio que convivemos constantemente com essa situação, assim como convivemos com as nossas falências e detrimentos espirituais (Rm 7).
    Penso que o problema não está na questão de ser assim, mas no fato de ceder à cobiça, o ego, a carne, em detrimento de se cumprir a ordem e ao chamado de Deus, entendendo que sou simplesmente e meramente ESCRAVO de Cristo, nada mais (não posso dizer: “nada menos” por que na condição humana, não tem como se rebaixar mais do que um escravo) do que isso, se fugirmos dessa realidade estaremos em constante pecado e negligência como líderes espirituais.
    Sendo assim, a nossa oração é que busquemos a intimidade com Deus para que o Espírito realmente dirija nossos pensamentos, desejos, ambições e tudo mais. Porém o que acontece, é que muitos líderes até conhecem a verdade, sabem o caminho certo a prosseguir, mas a atração que o outro lado da vitrine cheias de maniquins, roupas caríssimas, jóias reluzentes, produzem, faz com que muitos vivam de aparência e pura superficialidade.
    Essas questões, estão mais do que claras nas Escrituras, quando o apóstolo Paulo escreve em 1Tm 4:1,2 diz: “Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência”. Complemento o pensamento com o texto de At 20:29 “Eu sei que depois da minha partida entrarão no meio de vós lobos cruéis que não pouparão rebanho”.
    Estejam alertas todos os líderes, pois estas profecias têm sido cumpridas a risca, e o índice só tende a aumentar. Oremos para que nós não sejamos incluídos nessas estimativas.

    Do seu amigo e irmão em Cristo
    Carlos Alberto

  2. carnondantas said,

    Essa perspectiva quanto a fidelidade denominacional é o mais latente entre os que se desviam do caminho denominacional por causa de um crescimento supostamente maior que o experimentado na denominação. Tenho visto uma troca de rebanho, mais que um crescimento e multiplicação. Tenho visto um abandono dos princípios e doutrinas por causa das técnicas e métodos de crescimento de igreja. Algumas coisas são inegociáveis, outros podemos ajustar. Podemos ser mais contundentes dando continuidade ao caminho que abraçamos, Parabéns Alberto pela reflexão. Pr. Jefferson

  3. WELLINGTON RODRIGUES said,

    FIDELIDADE DENOMINACIONAL.

    Sem fidelidade, não há relacionamento sérios e duradouros e o que vemos hoje é que em muitas de nossas igrejas querem implantar praticas de outras igrejas em nossas igrejas trazendo com isso outras doutrinas e costumes que levam a igreja na maioria das vezes à perda do foco e com isso divisões gerando uma grande desconfiança a outros membros.
    Onde não a fidelidade não a comunhão.
    Quem não aprecia a fidelidade! Os amigos a desejam! Os cônjuges a exige! As empresas esperam-na dos seus funcionários! A pátria reclama! E o que espera o Senhor de nossa fidelidade?
    Fidelidade é uma das qualidades do Senhor Jesus Cristo.
    Vinculamo-nos à denominação por ato de decisão livre da nossa vontade. Somos livres para assumir o compromisso, e se o assumimos, tornamo-nos comprometidos em ser fiéis.
    Infelizmente encontramos pessoas sem nem um compromisso com sua igreja e principalmente com Deus e sua denominação. Isso é inconcebível tal modo de pensar e agir. A fidelidade é parte decisiva no alicerce, em qualquer área da vida.

    Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. (AP. 2:10)
    “Não ocultei dentro do meu coração a tua justiça; apregoei a tua fidelidade e a tua salvação; não escondi da tua grande congregação a tua benignidade e a tua verdade.” (SALMOS 40.10)
    SEMINARISTA WELLINGTON RODRIGUES

  4. carnondantas said,

    Relacionar-se é algo que temos com algo ou alguém, quando se trata de instituição a relação que temos com elas deve ser forte e decisiva, pois quando nos propomos fazer parte de algo devemos obedecer e contribuir com essa instituição. Então suas palavras Wellington tem um tom de entendimento do que discutimos em sala de aula, boas palavras. Pr. Jefferson

  5. Gisele Mota said,

    Gisele Mota

    Fidelidade Denominacional

    Para o ser humano ser fiel a algo ou a alguém, é preciso que haja o conhecimento entre ambos, no relacionamento denominação x cristão não pode ser diferente, apesar de a denominação batista ser democrática, os cristãos não a conhecem, falta intimidade, talvez por todo um contexto de vida dele que veio do mundo ou do catolicismo e por lá não se ensinar o que é ser católico, este ao fazer sua conversão, muito não têm interesse em conhecer o que é ser batista, por que e para que ele congrega em uma igreja batista, e até mesmo todo o processo de uma igreja passar por uma Associação Batista, Convenção…
    Eu não colocaria a citação de Paulo que diz “o amor de muitos esfriaria”, mais acredito que seja a grande banalização que os “ ministros de Deus” têm passado através do púlpito de sua igrejas, onde TER o melhor, é mais importante, pois afinal de contas somos filhos do rei e não temos que passar por sofrimentos e pobreza, o verdadeiro SER servo de Deus já não tem lugar neste meio.
    Que Deus tenha misericórdia de nós!

  6. carnondantas said,

    SER é mais importante que TER realmente, outra verdade Gisele é que temos compromisso com aquilo que conhecemos,ninguém se casa ou trabalha com o desconhecido, então conhecer a denominação é de suma importância para que haja uma fidelidade mais contundente. É de grande importância também não entrarmos na digressão do crescimento “inchaço” onde não há conversão mas mudança de rebanhos. Isso já vi em várias igrejas da “moda”, algumas ovelhas já passaram em diversas congregações, denominações e vão pelos ventos de doutrina. Não precisamos estabelecer parâmetros com essas igrejas, não competimos com ninguém, somos e estamos no Reino sem divisão, sem briga, mas com convicção e democracia, por isso do nosso modo tenhamos em mente a maneira sempre ordeira e equilibrada de viver e pregar o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.

  7. Valéria Aquino said,

    Falar em fidelidade ou dizer que determinada pessoa é fiel é uma qualidade que damos à mesma. Todas as pessoas buscam a fidelidade em alguém, mas a maioria não está nem um pouco preocupada em ser fiel independentemente de que aspecto de sua vida for. E mais serio ainda é quanto a denominação que escolhemos, somos mais motivados pelo meio em que vivemos do que pelo o que de fato deveria ser nossa motivação. Percebo vários líderes serem influenciados por situações diversas, por qualquer vento de doutrina já estão dando adeus àquilo em que foram ensinados, como se nada estive acontecendo. Grande parte hoje das pessoas estão à procura de Pastores show, aqueles que em vez de falar de Deus estão satisfazendo o supérfluo das mesmas. Vivemos a época do esfriamento, do retorno àquilo que faço, um egoísmo desenfreado, a pós modernidade tem entrado em nossas igrejas de maneira inadequada, uma situação inconcebível . Só pela graça de Deus para vivermos hoje firmado naquele que é o alicerce de nossas vidas, e firmado naquilo que temos aprendido e vamos aprender buscando as coisas do alto, o que realmente nos edifica. Se não buscarmos de fato uma intimidade com Deus, toda onda que vir nos levará..
    Que o Senhor tenha misericórdia de todos nós e nos ajude nessa caminhada!

  8. Valéria Aquino said,

    Avaliação

    Projetos Pessoais e Eclesiásticos para o ano 2009

    São muitos os meus projetos para o ano 2009 se for da vontade de Deus realizarei todos, se não Ele sabe o que é melhor para mim. Mas tenho plena convicção de que Ele suprirá todas as minhas necessidades. Peço a Deus que me oriente sempre, que a minha busca por ele seja incansável, que eu não venha agir de maneira precipitada, nunca confiar em homens em primeiro lugar, nunca perder o alvo, não desistir em meio as tribulações, críticas e dificuldades que nos sobrevier, nunca nunca mesmo fugir dos propósitos de Deus do que ele tem para minha vida e para minha família. Quero muito viver para Deus deixar ser guiada, instruída por ele ser moldada conforme a sua forma, ou seja, sua palavra; quero que sua luz resplandeça em minha vida. Tenho como anseio para minha vida edificar meu lar no caminho do Senhor, sei que isso não é fácil, mas creio que é possível, tenho pedido a Deus sabedoria como serva, como esposa, amiga, filha, mãe e etc.. em todos os aspectos e momentos da vida.
    Quero muito ter outra filha(o), mas sei que preciso de muita paciência e só Deus pode me dar. Anseio muito ser uma educadora em ação não apenas ter o titulo e sim praticar o que tenho aprendido e vou aprender, peço a Deus que converta minha família e que me ajude nessa tarefa. Pretendo fazer faculdade de ondotologia ou psicologia ou que sabe as duas, entrego nas mãos de Deus, pois ele sabe o que é melhor para mim ( Pv 16:1).
    Estou muito feliz por eu e Wellington estar-mos trabalhando em Porto Franco, que o Senhor nos ajude nesta caminhada, as dificuldades são muitas e precisamos está aos pés de Deus continuamente, orando e meditando em sua palavra de dia e de noite ( Sl 1:2), buscando uma intimidade com ele para assim desempenhar este ministério com eficiência. Peço que Deus nos dê esta cidade, que ele nos use de maneira grandiosa, mas ele só nos dará isto se estivermos preparados para essa obra sabendo que ele quem nos capacita, pois a obra é dele e somos privilegiados por tamanha responsabilidade; toda honra, glória e louvor seja dada a ele que merece. Quero muito desempenhar esse trabalho com amor, de coração, pois isso implica usar a mente, a emoção e a vontade conforme seus ensinamentos e tenho certeza que ele irá mover montanhas, pois ele é o Deus do impossível.
    Alguns obstáculos precisam ser removidos da minha vida, preciso melhorar muito e tenho certeza que Deus me ajudará.

    Sobre a Disciplina:

    Agradeço a Deus por essa disciplina e por quem a transmitiu para nós. Gostei muito de tudo o que foi ensinado, absorvi bastante conteúdo e quero colocar em prática o que aprendi. As experiências de vidas contadas ali foram proveitosas e edificantes, pois quanto mais àquilo que é ensinado for praticado mais crescimento existe entre os que a ouvem. Quero lhe dizer Pastor que quanto mais você se envolver com seus alunos e conhecer de fato suas necessidades seus ensinos serão mais eficazes, e haverá transformações de vida e muitos paradigmas podem ser quebrados. Ensinar com o coração faz toda diferença. Assim Jesus ensinou e praticou.
    Que Deus tenha misericórdia de nós e nos ajude nesta caminha!!

  9. Carlos Alberto said,

    Inicialmente venho destacar a importância desses quesitos na vida de todo ministro do Senhor. São eles que nos impulsionam a planejar, a traçar metas e objetivos.
    Como servo de Deus tenho várias pretensões, mas espero que estas estejam também dentro da plena e soberana vontade de Deus se não precisamos reavaliar as ações eclesiásticas.
    Desta maneira, tenho alguns projetos pessoais e que já tenho dado o pontapé inicial para alcançá-los, vou iniciar a convalidação do meu curso de teologia, pois almejo fazer mestrado em Teologia. Peço a Deus também que Ele me dê às condições necessárias para estudar outro curso superior no ano que vem.
    Outro projeto pessoal é a total direção de Deus para a minha futura esposa, sinto na pele o que é dirigir uma igreja na condição de solteiro (são muitas precauções e cuidados a mais) e claro ter ao meu lado alguém que possa construir uma vida e planos sempre em profunda simbiose.
    Projeto eclesiástico tenho alguns, como: O crescimento da igreja que pastoreio; Ser um pregador relevante da Palavra de Deus, sempre anunciando a verdade com muito temor, tremor e fidelidade ao Senhor; Ter uma igreja fincada nos princípios bíblicos, mas sempre atual e renovada pelo Espírito Santo, como diz Rm 12.2 “E não vos conformeis com este mundo, mas TRANSFORMAI-VOS pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.
    Muito obrigado Pr. Jeferson por tudo!!!!!!!!
    Você tem sido um referencial para mim de um homem de Deus, humilde (mesmo sendo Pr. da maior igreja Batista de Imperatriz não inferioriza os outros), e conhecedor das Escrituras.
    Agradeço a Deus pela sua existência, pois pode ter a plena certeza que fora essencial para a minha formação pastoral!!!!!!!
    Deus lhe abençoe!!!!!!!!

    • carnondantas said,

      Que Deus te abençoe na sua vida pastoral Alberto, fico feliz com jovens como você que colocam sua vida para agradar a Deus. Oro para que você seja feliz na 4ª Igreja e que o êxito seja agradar a Deus. Agradeço suas palavras de consideração e as reenvio ao Senhor da Seara, a Ele seja toda glória. Bom estudar com vocês. Em Cristo, Pr. Jefferson

  10. Jociane Ferreira Cabral said,

    Projetos de Jociane para 2009

    Estamos em dezembro, é vespera das festas de fim de ano, quando as pessoas reunem-se com suas famílias e amigos para festejar e confraternizar -se entre si. É nesse clima de fraternidade, e de recomeço em relação ao ano que virá, que as pessoas fazem aquelas “promessas de ano novo”.
    Ninguém está livre delas, porém o maior inconveniente que há, é que noventa por cento das “promessas de ano novo” que são feitas jamais se cumprirão. Por isso decidi que vou iniciar 2009 de maneira diferente, sem as “promessinhas”, permanecerei apenas com meus projetos e as promessas do Senhor para a minha vida, porque estas eu sei, se cumprirão.
    Tenho muitos projetos para 2009, poém quatro destes são prioridades; pois o Senhor há muito os plantou em meu coração. O primeiro deles é ganhar minha toda família para Cristo, sei que será um árduo trabalho, mas creio que “todas as coisas são possíveis aquele que crê!” O segundo é desenvolver um trabalho de restauração com os jovens da minha igreja. O Senhor tem me sensibilizado a esse respeito, pois é necessário um trabalho intenso e específico de resgate aos que estão afastados da presença do Senhor.
    O terceiro é abrir um trabalho missionário com crianças na cidade de Sítio Novo – TO – onde atualmente desenvolvo um trabalho de envagelismo e discipulado. O quarto porém não menos importante é encontrar um novo amor, se é que já não apareceu! Quero também crescer como pessoa e densenvolver melhores técnicas para trabalhar com pessoas que ainda não conhecem a Cristo.
    Há no que diz respeito as aulas os comentários são os melhores possíveis, acho fascinante a forma como você transmite seu conhecimento as pessoas, suas aulas são dinâmicas, seus conteúdos exelentes.


Deixe um comentário